Escrever bem é um desejo de muitos estudantes, principalmente para aqueles que estão estudando para o vestibular, ou se preparando para algum concurso público, porém, nem todo mundo consegue desenvolver a habilidade da escrita de uma hora para outra, assim como para ser bom nos calculos matemáticos, escrever bem também requer muita prática e dedicação.
Para ajudar você a desenvolver as suas habilidades apresentamos algumas dicas especiais. Prepare o papel e a caneta e mãos à obra.
1. Leia bastante e indiscriminadamente
O Brasil não é, definitivamente, um país de leitores. Grande parte das pessoas não é incentivada a desenvolver o hábito da leitura desde crianças, nem por parte da escola e nem em casa, pela família. O resultado? Segundo dados do censo do IBGE de 2010, 20,3% da população brasileira pode ser considerada analfabeta funcional. Esse é o nome dado à incapacidade de compreender sentenças simples e interpretar textos curtos, bem como de estruturar redações de maneira coesa.
A leitura é fundamental para praticar ambas as capacidades, pois, além de exercitar sua interpretação, você entra em contato com diversas formas de escrita, o que permite enriquecer sua redação.
2. Escreva com frequência
Quando você decide aprender a tocar um instrumento, o que você faz? Pratica, não é mesmo? Então por que isso não valeria também na hora de escrever melhor? Acostume-se a praticar sua escrita e faça disso um hábito, assim como a leitura.
Se você não sabe sobre o que escrever, que tal elaborar um texto contando sua opinião sobre o último filme que você assistiu, ou algum livro que marcou sua vida?
3. Revise tudo o que escrever
Às vezes, na pressa, clicamos no botão de enviar em uma mensagem, e-mail ou até mesmo em um trabalho acadêmico sem antes revisá-lo com atenção. Mas deixe de preguiça e não deixe que isso aconteça!
Coloque-se no lugar do leitor e releia o que você escreveu. Você entenderia o conteúdo escrito por você se não fosse o autor do texto? Ele está coeso, bem estruturado e sem erros gramaticais? Você conseguiu passar a mensagem que queria? Faça essas perguntas a si mesmo e reformule seu texto quantas vezes forem necessárias.
4. Fique atento à pontuação
Um dos erros de escrita mais cometidos pelas pessoas é a construção de textos com sentenças longas demais e pontuações de menos. Sentenças muito grandes aumentam a chance de você deixar seu texto ambíguo. Por outro lado, frases mais curtas eliminam possíveis incoerências e tornam o texto mais coeso.
5. Exponha uma ideia por parágrafo
Você sabe quantos parágrafos um texto deve ter? A resposta correta para essa pergunta é: o mesmo número de ideias que você quer transmitir. Um parágrafo é composto por uma ideia central, suportada por ideias secundárias. Já está na hora de falar sobre outra coisa importante para o texto? Então é hora também de trocar de parágrafo.
Isso significa, também, que seus parágrafos não devem ser muito curtos — afinal, a ideia principal deve ser apoiada. Assim, se perceber que seu texto tem muitos parágrafos frasais (ou seja, aqueles compostos por apenas uma frase), é preciso repensar a estrutura e os argumentos usados.
6. Resolva suas dúvidas
A maioria das pessoas, quando em dúvida sobre a grafia de determinada palavra ou o sentido de determinada expressão, resolve substituí-las por algo que tenha o mesmo sentido, em vez de pesquisar a forma correta de aplicação das mesmas em um texto. Mas isso é um grande erro se você quer escrever melhor!
Sempre que estiver em dúvida, vá atrás da resposta. Isso enriquece seu vocabulário e expande sua capacidade de compreensão e interpretação de expressões. Para facilitar essa busca, você pode baixar aplicativos gratuitos de dicionários e gramáticas da língua portuguesa, que são muito fáceis de consultar e estão em constante atualização.
Seguindo essas dicas, com disciplina e afinco, você começará a desenvolver suas habilidades de escrita e notará os resultados desse esforço em pouco tempo!
Esse conteúdo foi útil para você? Conte para a gente nos comentários e compartilhe essas dicas, você pode ajudar alguém com elas!
CEO Elepapier